quarta-feira, 15 de abril de 2009

Rumo a Trilha INCA

Depois de 2 dias parados em Puno, por motivo de Manisfestacoes populares aqui no Peru, finalmente conseguimos embarcar ontem as 23:00 horas, chegamos em Cusco as 5:00horas, foi uma viagem tranquila a nao ser o bendito Holandes que vomitou bastante e tive que socorrer.

Puno

Puno fica na beira do lago Titicaca e é uma cidade onde se vê milhares de jovens pelas ruas. Sua altitude é de 3.827 metros e a cidade tem 160.000 habitantes. O clima é frio e seco e a temperatura varia de acordo com a estação do ano.
Apesar de termos sidos alertados anteriormente por várias pessoas sobre a cidade ser feia e perigosa, não passei por nenhuma situação que me pusesse em risco. Mesmo assim não vale a pena passar mais do que um dia em Puno, desde que ele seja bem aproveitado. Combinando com uma agência de turismo, uma van busca os turistas no hotel em que estiverem.

O barco sai de manhã no lago Titicaca. A primeira visita é para as ilhas Uros, conhecidas como ilhas flutuantes, pois são feitas de totora. São cerca de 40 ilhas espalhadas pelo Titicaca e atualmente o idioma falado por eles é o quechua. Os habitantes continuam vivendo como seus antepassados, um dos povos mais antigos da América, mantendo seus costumes.

De lá são 2h30 até a Ilha Taquile, onde é preciso subir 540 degraus para chegar à civilização. Mas vale a pena, a vista que se tem lá de cima é maravilhosa e a população tem uma cultura super interessante. Os homens solteiros usam gorros brancos, enquanto os casados usam gorro colorido. As mulheres casadas usam saias e as solteiras também, porém, com a ponta presa no cinto. A volta de lá até Puno demora 3 horas.

Cusco
A cidade de Cusco se encontra no Vale do Rio Huatanay, nos andes do Peru, a 3.360 metros de altitude. Era o coração e o centro exato do império dos "quatro cantos do mundo".

Os principais atrativos da cidade são: Plaza de Armas, Saqsaywaman, Q'enqo, Pukapukara, Catedral, Museu do Palácio Municipal, Museu Arqueológico Qorikancha e Parque Arqueológico de Pisac. Todos esses lugares fazem parte do "City Tour" oferecido pelas agências de turismo.

Outro atrativo belíssimo é o Vale Sagrado dos Incas, formado pelos rios Urubamba e Wilcamayu. O relevo do vale, com montanhas circundantes e quebradas, é propício para o desenvolvimento do turismo de aventura, onde podem praticar-se canoagem, caminhadas, escaladas e excursões em bicicleta.

Machu Pichu

Machu Pichu foi construída a 2.400 metros de altitude e está localizada bem no meio dos Andes, no centro-sul do Peru. Descoberta em 1911 pelo historiador americano Hiram Bingham, é considerada "Patrimônio Cultural da Humanidade".
É uma cidade inteiramente construída de pedras, sem a utilização de cimento ou qualquer tipo de cola. A melhor época para ir é no inverno andino, de abril a setembro. É mais frio, mas praticamente não chove, como acontece durante todo o resto do ano.

Partiremos amanha as 6:00 horas da manha para percorrer 3 noites e 4 dis em uma das trilhas mais cobicadas do Munhdo "Trilha Classica INCA", durante os proximos 4 dias, nao terei contato com a Internet(que cpoisa boa), somente caminhada, Montanha, frio e desejo de chgar a cidade sagrada. Quando voltar a civilizacao, atualizarei o Bolg com as fotos que por sinal estao lindas sem contar que aida nao tem da trilha(claro!!!), ate dia 20 e orem por nos, quem anda com Jesus nao precisa ter medo, que Deus abencoe a todos voces.

2 comentários:

  1. BOA TRILHA!!! ESTAREMOS ENVIANDO VIBRAÇÕES POSITIVAS PARA VCS!!!

    LEMBRANÇAS E ABRAÇOS PARA TODOS!!!

    Jorge Pitaia

    ResponderExcluir
  2. Olá meus queridos... ótima trilha e já estamos enviando vibrações positivas desde o primeiro momento.... Beijo no coração de vcs e forte abraço....

    ResponderExcluir