sexta-feira, 10 de abril de 2009

tour ao sítio arqueologico de TIWANAKU

Olá pessoal, estamos eu, Aurelio e Paesman aqui para falar um pouco da nossa visita ao Tiwanaku, pois nosso lider - Pedro - ficou acamadao (de castigo) nesse dia e ñ pode nos acompanhar. Sua Hortencia ficou cuidando dele (como é bom termos uma enfermeira no grupo).
A van nos pegou no hotel, por volta de 8:15 da manha. e foi passando nos outros hoteis da parte mais nobre de la Paz, inclusive no "Ritz" (que chic!). formamos um grupo de 20 pessoas bem ecléticas (mochileiros, gringos chics, e nós no meio termo), brasileiros só nós quatro e o Flavio, um mineirinho, muito simpàtico. Ele està viajando pela América do Sul; ele nos disse que jà passou pelo Chile, e Altiplano Boliviano - regiao do Salar, e continuara com um roteiro parecido com o nosso e com apenas U$1.000,00 até o fianal do mes (30 dias de viagem) - mais louco q nós que estamos fazendo com U$1500.00 e pretendemos levar troco p casa!
Bem, grupo formado, viagem de mais ou menos 2 horas, guia falando ingles e espanhol (dava p entender até q bem). Passamos pela Cidade Alta - regiao de La Paz - onde fica o aeroporto internacional e o aeroporto da forca aerea nacional. A cidade tem mais ou menos 1.000.000 de habitantes, predominatemente ex trabalahadores de mineradoras que agora vivem do comèrcio ambulante e muitos sao micro empresários. Lá tem um comércio a céu aberto (e imenso) de roupas importadas, de "segunda mao" (muito curioso) e de auto pecas usadas. Mas, segundoa a guia, o governo proibiu esse tipo de comercio, pois prejudica a industria nacional.
Seguimos passando por plantaÇoes de batatas, arroz, trigo,lentilhas, quinua(muito comum aqui), pastagens de lhamas, ovelhas e gado. Curioso é que ñ se via uma cerca dividindo as propriedades (pequenas propriedades) - sao guiados por pastores. Segundoa a guia, ñ há necessidade de cerca, pois na regiao de pequenas propriedades cada um respeita o limite de territorio do outro. A paisagem é muito linda, pois é um vale entre as cordilheiras. As construoes sao de argila e sapê .
Chegando em Tiwanacu, visitamos o museu ceramico, onde tivemos uma verdadeira aula de historia, sobre as civilizacoes que antecederam os povos indigenas da regiao (tiwanacus e outros), que hj formam as 37 naÇoes indigenas dentro da Bolivia. É incrivel como há 2.000 A.C. eles já dominavam técnicas avanÇadas de agricultura, irrigaÇao, construÇoes civis, ceramicas, de fundiÇao e medicinais
curiosidade: eles tinham uma técnica p desidratar as batatas e armazenavam-nas para consumo em épocas de seca - podiam ser armazenadas até por 500 anos.
Após o museu, fomos visitar o sitio arqueologico de Kalasasaya (unico permitido), vimos um arqueologo (parecia cena de filme)´- um gringo gordao que ficava só anotando e os nativos escavando, muita gente mesmo escavando! Vimos uma piramide, com a parte superior já escavada e totalmente conservada. mas existem outras escavaÇoes, as quais partes foram reconstruidas com cimento e blocos de concreto. Terminamos com um ótimo almoÇo. O Paesman comeu carne de lhama e adorou! eu, Aurelio e Lurdinhas, ñ arriscamos, ficamos com a Trucha mesmo! e lógico com a Parceña (cerveja boliviana). Apòs o almoÇo retorno, mais duas horas de viagem com muito cochilo... O Paesman tirou muitas fotos do local, mas ñ trouxe o cabo p copiar p o pc. assim que puder, postará as fotos do passeio.

2 comentários:

  1. Prima Querida!!
    Estou acompanhando a aventura de vcs pelo blog e louca de inveja (boa) claro!! Uma vontade enorme de estar com vcs nesta viagem. Estou aqui vibrando para que aproveitem muito e cheguem em paz no destino!! Uma feliz páscoa para todos do grupo e continuarei aqui acompanhando tudinhooo!!!
    Bjo gde.

    ResponderExcluir
  2. Olá minha abeçoada irmã!!
    Tenho acompanhado tudo por ak, como uma certa inveja santa!!E vc sabe por k, não e´??MAs, não fazemos a nossa vonatde, e sim a do Pai!!Curtam à vontade!Tirem bastante fotos para k possamos ficar babando depois!! Fikem na Paz do Senhor!! Bjs

    ResponderExcluir