sexta-feira, 10 de abril de 2009

La Paz - Vale da Lua - Monte Chacaltaya

Ola Familiares, calangos(as) e amigos,

Estao pendsando que estamos perdido ou desaparecemos nas manisfestacoes Bilivianas, pois estao enganados, estamos muito bem aqui em La Laz, alias a Angela esta pensando seriamente em pedir cidadania Bolivia e tem todo o nosso apoio, assim temos lugar para ficar no proximo passeio.
Nossa chegada aqui foi muito boa conforme ja falamos anteriomente, apenas a Lourdes que sentiu o famoso "Soroche" (mal de altura), comum pela altitude da regiao.
Depois de fazermos o Check-ing, fui pro quarto e senti um desejo enorme de ir no banheiro, nao conseguia fazer a evacuacao, forcei a barra e hemorrodia vei a tona, fiquei a tarde noite sentindo um pouco mas dava para controlar muito bem, no dia seguinte famos para Chacaltaya, no retorno nao teve jeito tive de chamar um medico, foi um trabalhao e tanto mas conseguiu colocar de volta no lugar, resultado! fiquei de cama a noite e todo dia seguinte mais a outra noite, somente agora estou trabalhando e vou fazer um teste daqui a pouco, vou subir correndo alguma dessas ladeirinhas que tem aqui e vamos torcer para tudo corre bem.

Em funcao desse acontecimento atrazaremos nossa programacao em um dia,seguiremos viagem amanha as 6 horas da manha para Copacabana e de la para Iha do Sol, dormiremos por la e somente no dia seguinte seguiremos para Puno, fiquem tranquilos que esta tudo otimo, estamos motivadissimo, conforme programado, subimos o Monte de Chacaltaya no dia 08 de Abril, foi a coisa mais fantastica que fiz ate hoje, eu, Paesma, Angela e Aurelio, atingimos o Pico(5.550 metros), Hortencia e Lourdes, ficaram nos 5.350 metros, mais foi um opcao pessoal pois as duas estavam muito bem, apos varias fotos na neve e a curticao de esta ali, decemos em ritimo de festa a neve comecou a aumentar de repente, aceleramos o passo pois foi assim que alguns amigos meu sumiram, "nao respeitaram a Natureza", chegamos na base encontramos a Hortencia, Lourdes e a Guia, estavam tomando o famoso "Cha de Coca" o Paesma se juntou a elas, eu, Aurelio e Angela optamos por nao tomar, um objetivo pessoal, subir e desci e nao sentir nada, somente muita neve.

La Paz esta emtre montanhas, possui muitas variedades climatica devida a altitude, toda sua magia pode ser resumida no vale da Lua(o qual ficamos encantados), que e a parte mais alta da cidade. La podemos encontrar formacoes geologicas determinadas pelos ventos e pelas as chuvas, que fica coibertas de neve durante o inverno, refletindo a lua(dai seu nome).

A sugestão de comida é a a parte central (Igreja Sao Francisco), encontra todos os tipos de lancehes e salteña, uma espécie de empanada muito boa, que se compra em qualquer snack (lanchonete) na Calle Sagárnaga. Uma dica de restaurante é o "El Griego". Essa rua reúne também muitos turistas e é o melhor lugar para comprar artesanatos, "chompas" (malhas), pedrarias e lembrancinhas.

Se você está com a grana meio curta pode fazer igual a nos, hospede-se no Hotel Condeza um hotel simples mas bonzinho e barato aqui no centro.

Outro passeio indispensável para o seu roteiro é ir a Tiwanaku(esse a Angela vai escrever, pois eu nao pude ir), estava de cama!!!!!!!!!!!.

Bem, vamos ficar por aqui, a Lourdes manda abracos para todos os familiares e que esta muitissima bem e que esta fazendo a melhor coisa de sua vida, assim como nos claro!!! todos nos estamos muitos felizes em esta fazendo o que estamos fazendo,mandamos um forte abracos a todos re fiquem com Deus.

DICA DO DIA
1- Nunca viagem sem seguro,nunca sabemos o que vai acontecer no dia seguinte.2- nao programe viagem passando na semana santa por Copacabana, pode nao conseguir passagem de La Paz ate la. 3- Nao deixe de visitar o centro de Laz Paz,Igreja de Sao Francisco, Vale da Lua,Chacaltaya e Tiwanku