segunda-feira, 21 de junho de 2021

 

O QUE É O CAMINHO DE CARAVAGGIO?


 

Durante a caminhada, passamos por experiências únicas de fé, oração, reflexão e observação da natureza. Observamos a seguir dicas para fazer os caminhos de Caravaggio com segurança, saúde e conforto.

Os Caminhos de Caravaggio passam pelos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do sul e Farroupilha. O trajeto de 200 km liga os santuários de Farroupilha e Canela. Fiquem atentos (as) as dicas e orientações do Guia do Peregrino distribuído no inicio da caminhada, conhecer cada passo do percurso é a melhor forma de aproveitar tudo o que esta grande experiência tem a oferecer.

DICAS IMPORTANTES PARA FAZER O CAMINHO:



Avise os amigos e familiares, sempre deixe alguém avisado sobre seu itinerário, de preferência com os locais e dias, use Wikiloc Premium ele tem a opção de “Monitoramento”, podem-se indicar pessoas para acompanhar full time sua caminhada.

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA FAZER A CAMINHADA:

O Guia sugere que as melhores estações para percorrer o caminho são finais do Inverno e início de Primavera (de Agosto a início de Outubro ainda baixa temporada), Verão (Janeiro a Março) e Outono de (Março a Maio também baixa temporada), apesar de ser alta temporada eu prefiro o inverno, praticamente não chove e a caminhada fica mais prazerosa, alem de um melhor desempenho.

COMO CHEGAR AO CAMINHO DE CARAVAGGIO EM CANELA:

Nós saímos de Campinas num voo da Azul direto para Caxias do Sul, é uma hora quinze minutos, chegamos as 14h15. No aeroporto pegamos um Uber até o Centro de Canela e Santuário de Caravaggio (inicio da caminhada), passamos no centro de informações turísticas de Canela para pega


r o Passaporte e guia do caminho, em seguida fomos à pousada Cammino Della Serra, deixamos as mochilas e o uber nos levou até o Santuário, chegando lá o Uber nos deixou e foi embora, conhecemos o local, carimbamos o passaporte e iniciamos a caminhada, já era final da tarde, chegamos na Catedral de Pedra por volta de 19h00, tiramos muitas fotos pois ela estava mudando de cores, depois fomos jantar e dormir pois o dia seguinte é bem puxado.

TEMPO ESTIMADO DE CAMINHADA:

O guia sugere 10 dias, mas, não há resposta certa, pois depende do ritmo de cada um. É possível percorrer os 200 quilômetros em até 8 dias, nós fizemos em 8 dias, encontramos um grupo de mocas que estavam fazendo em 4 dias(Loucura total) os pés delas estavam uma bolha só, dava dó.

INFORMAÇÃO DA MOCHILA:


Para apreciar de forma mais tranquila o caminho, leve só aquilo que for estritamente necessário na mochila (Menos é Demais). Veja o nosso check list ainda teve coisa que não usei.

CHECK LIST CAMINHO DE CARAVAGGIO

O que levar para os “Caminhos de Caravaggio"

A sugestão é que sua mochila no Máximo pese 10% do seu peso. O ideal é entre 5 e 6 kg.

Relação do que levar:

1 Mochila de 35 L

1 calças de trekking que viram bermudas de Poliéster ou Poliamida

1 Bermuda de Poliéster ou Poliamida

1 camisetas dry fit manga longa c/UV

1 camisetas dry fit manga curta c/UV

3 pares de meias colmax para trekking amaciadas

3 cuecas (meninos) 3 calcinhas + 2 tops (meninas)

1 bandana

1 blusa segunda pele

1 jaqueta impermeável

1 capa de chuva que cubra a mochila

Bota ou Tênis para trekking e um chinelo

Lanterna (Head Lamp)

1 Boné ou chapéu

1 Cantil

1 Óculo de sol (Opcional)

2 Sticks Bastões (Opcional)

1 kit primeiros socorros e remédio de uso continua



Como o próprio nome diz: o Caminho de Caravaggio não é uma corrida, mas uma caminhada e  o melhor exercício para isso é… caminhar. Não precisa ser um triatleta para chegar bem ao fim de cada dia. Basta ter alguma atividade física rotineira e fazer alguns trekkings maiores para acostumar-se com o peso e caminhada de longo percurso. Muito importante: uma boa bota de caminhada e meias apropriadas, de preferência com cano alto, já muito bem amaciadas previamente, caso contrário as bolhas podem acabar com a caminhada. No Guia, o Peregrino conseguirá obter todas as informações necessárias para percorrer o caminho com segurança. Além da rota está indicado meios de hospedagem e alimentação durante a caminhada. O peregrino deve Carimbar duas vezes em cada Município, comprovando assim que realizou o percurso, pra adquirir o certificado de realização do percurso, é necessário que o passaporte do peregrino esteja carimbado com, pelo menos, dois carimbos por trecho.

Todo o percurso está sinalizado com “setas” de Cor Laranja sentido Canela – Farroupilha e de Cor Azul sentido Farroupilha – Canela. Bom Caminho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário